O projeto Preservação surgiu em 2011, como uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em função da preocupação da Vitlog com a sustentabilidade, prática obrigatória no cenário atual. O objetivo desse é conscientizar os seus colaboradores e a comunidade quanto à importância da preservação da natureza e dos recursos ambientais provenientes dela. Contribuindo, assim, para a adoção de atitudes mais sustentáveis em nosso dia a dia.
Desde 2014, a empresa realiza o plantio de árvores nativas para compensação de parte das emissões de CO2 desprendidas pela nossa frota a cada ano. Até 2020, contabilizamos o plantio de mais de 5.000 mudas de árvores nativas. Esta é uma das ações de preservação e ambientação mais importantes que esse projeto desenvolve em benefício da natureza e da nossa sociedade. O plantio de árvores baseia-se exclusivamente no processo de neutralização do CO2, realizado pela Vitlog na forma de compensações florestais, como o plantio de mudas nativas. A compensação é um processo essencial para se resgatar as árvores do planeta e uma das mais benéficas à ser executadas por uma empresa que lida com a produção demasiadamente alta de CO2 no planeta.
Esse projeto contribui para a preservação dos recursos hídricos e na proteção da biodiversidade, além de atuar no combate ao Aquecimento Global, ao capturar o carbono (um dos principais causadores do Efeito Estufa). A partir do plantio de árvores realizado hoje, é possível proporcionar que uma árvore, por ano, remova cerca de 10kg de CO2 da atmosfera.
Até 2020, já foram plantadas por meio do Preservação, 5.725 mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento, privilegiando regiões de mata ciliar às margens dos rios, e em áreas de preservação permanente, produzindo novas florestas urbanas. Todo este processo, desde o plantio até a neutralização, é uma parceria de responsabilidade firmada entre a Vitlog com a Empresa Reflorest.
Como forma de incentivo, a Vitlog Transportes realiza ações com os seus colaboradores para promover a sustentabilidade do planeta por meio de atitudes como o reaproveitamento de materiais em outras formas de consumo, como é o caso da reutilização do papel virgem utilizado nos trabalhos diários dos setores da empresa; a coleta do óleo de cozinha; o descarte correto dos materiais da frota e do setor de Tecnologia da Informação – TI; a transformação dos banners em sacolas sustentáveis; a doação de uniformes para o Banco do Vestuário; o reaproveitamento de paletes na construção de móveis para as unidades da empresa; bem como, para as organizações sem fins lucrativos com as quais a Vitlog contribui; o Concurso de Natal, realizado junto aos setores da empresa, estimulando a criatividade dos funcionários quanto a utilização de materiais recicláveis para construção dos enfeites; campanhas solidárias; a lavagem ecológica dos carros da frota, dos gestores e de seus colaboradores. Esse programa é extremamente importante, pois demonstra a preocupação do transportador com a questão ambiental, além de gerar economia de combustível.