Nosso site utiliza Cookies para analisar a forma como o mesmo é utilizado e garantir uma experiência consistente e de qualidade para todos os visitantes. Saiba mais clicando aqui.
Tendo em vista a regulamentação de procedimentos e a padronização das normas internacionais, o Acordo sobre Transporte Internacional Terreste (ATIT) firmado entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, facilita, atualmente, as movimentações nas fronteiras.
Criado na década de 90, este acordo contempla os transportes rodoviário e ferroviário e busca contribuir com as transações comerciais entre os países.
Com a criação deste tratado e, posteriormente, com a formação do Mercosul (Mercado Comum do Sul), outros setores também se beneficiaram do acordo, como é o caso, por exemplo, do setor turístico e cultural.
As determinações do ATIT permitem a circulação segura de bens e pessoas entre os países acordados.
Dessa forma, as normas do tratado preveem diversas documentações oficiais que devem ser portadas durante o transporte terrestre de mercadorias, o que facilita e agiliza o combate ao tráfico e contrabando.
Além disso, os motoristas de carga devem possuir em mãos certificados fiscais que comprovem a compra e venda dos produtos, bem como a documentação atualizada do veículo e habilitação válida.
Esses procedimentos regulatórios garantem a segurança tanto das mercadorias, quanto do próprio condutor, assegurando, assim, a preservação completa da transação comercial e da carga em si.
Assim, com o estabelecimento do ATIT, o comércio entre os países da América do Sul vem se desenvolvendo e sendo facilitado pela regulamentação acordada.
Nesse contexto, a Vitlog Transportes tem orgulho de ser participante ativa desse setor, seguindo as normas estabelecidas e contribuindo para o crescimento das relações entre os países.
Clique aqui e conheça mais sobre o nosso serviço de Transporte Internacional para a Bolívia e Paraguai.
Leia mais notícias