Como elaborar um bom currículo para área de logística

O primeiro passo na busca de uma vaga na área da logística, com certeza é montar seu próprio currículo, assim como em qualquer outra área.

Pode parecer uma tarefa simples, porém, um currículo bem feito e com algumas informações mais específicas, pode ser um diferencial que fará com que você se destaque na hora da seleção. Para isso é necessário entender os critérios e requisitos que a empresa está buscando. 

Toda oportunidade de emprego inicia de uma necessidade dentro da empresa. A partir daí é definido uma descrição de cargo especificando as atividades que o profissional deverá desempenhar.

Assim, serão identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes que devem garantir o melhor desempenho possível para aquela oportunidade. Ao final deste processo, cada vaga terá um perfil de profissional definido, onde será especificado aspectos comportamentais e intelectuais.

A área de logística costuma abranger uma série de funções dentro das organizações, por isso pode ser subdividida em diferentes setores, tais como:

  • operação logística,
  • transporte,
  • importação/exportação,
  • planejamento e projetos.

As vagas mais comuns são:

  • operador de logística,
  • assistente de logística,
  • analista de logística,
  • supervisor de logística,
  • gerente de logística e diretor de logística. 

Um bom currículo para área de logística poderá conter:

Objetivo: Para qual vaga o profissional deseja se candidatar. A primeira forma de deixar claro para o recrutador é informando o cargo e função que se almeja, por exemplo: analista de transporte. Apesar de parecer básico, esse é um erro muito comum.

Termos técnicos: A utilização de termos técnicos e siglas do setor demonstra conhecimento específico. Se você está se candidatando para uma vaga de operação logística, utilize termos como fulfillment, picking, packing, etc. Para um cargo de gestão, conhecimento dos principais indicadores logísticos é essencial. O conhecimento das inovações e tendências logísticas também valorizam o currículo no meio logístico.

Sistemas: Na segmento de logística alguns softwares são mais utilizados, como WMS – Warehouse Management System e TMS – Transportation Management System. Caso tenha conhecimento e experiência com algum deles, mencione no currículo.

Projetos: Descreva projetos nos quais você fez parte, explicando qual foi seu papel. Essas participações demonstram capacidade de trabalho em grupo e visão sistêmica de uma organização.

Resultados obtidos: Simplesmente executar atividades não é um diferencial, mas apresentar as conquistas para a empresa, como melhoria de indicadores de qualidade, produtividade ou mesmo redução de custo é um grande chamariz.

Dados de contato: Inclua diferentes canais para uma comunicação facilitada, de preferência um link para o seu perfil no Linkedin, onde o recrutador poderá obter ainda mais informações sobre você.

Lembre-se de que passar informações falsas no currículo irá te prejudicar cedo ou tarde. É comum que empresas apliquem os assessments, ou seja, testes práticos.

A entrevista também servirá para comprovação de tudo aquilo que foi escrito no papel. 

A elaboração de um bom currículo é apenas uma etapa do processo de recrutamento de seleção, mas é o primeiro passo e tudo que vem depois depende da sua avaliação. Capriche e boa sorte!

Leia mais notícias

Acessa o formulário para rastreamento de cargas Rastreamento

Rastrear com senha (SSW)

Não possuo senha

Formulário para realizar cotação online Cotação Online

Preencha o formulário de cotação

A falta de informações corretas poderá gerar divergências no cálculo do valor do frete.

R$
Kg

PARA MERCADORIAS COM CUBAGEM

cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm
cm

Observação: A Vitlog transportes trabalha apenas com empresas com CNPJ, o prazo de retorno do pedido de cotação pode levar até 4h em horário comercial.