Nosso site utiliza Cookies para analisar a forma como o mesmo é utilizado e garantir uma experiência consistente e de qualidade para todos os visitantes. Saiba mais clicando aqui.
Considerados os maiores pontos de concentração da população, as cidades do Brasil, muitas vezes, não desfrutam de uma infraestrutura adequada para a circulação de veículos e pedestres.
Nesse contexto, a situação torna-se ainda mais complicada quando trata-se de caminhões de carga e descarga, pois, as ruas dos municípios não estão aptas para receber esse tipo de automóvel.
A urbanização repentina que aconteceu no país trouxe consequências significativas para a configuração das cidades brasileiras nos dias de hoje.
Sem planejamento urbano e propostas eficazes para a construção de ruas e avenidas que comportem o trânsito de maneira adequada, os municípios foram se desenvolvendo de maneira espontânea e sem organização.
Esse fato, atualmente, afeta diretamente os serviços de coleta e entrega realizados pelas transportadoras de cargas, que enfrentam diariamente esses problemas estruturais das cidades brasileiras.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), com base em um estudo realizado em abril deste ano, as várias regras e restrições à circulação de caminhões nas zonas urbanas, somadas com problemas de sinalização, fiscalização e infraestrutura, acabam prejudicando justamente os serviços realizados pelas transportadoras de mercadorias.
Dessa forma, as empresas de transporte de cargas têm que se adaptar a essa realidade, alterando rotas, aumentando custos, modificando prazos de entregas e, em consequência disso, reduzindo a qualidade do serviço.
Nesse sentido, a CNT sugere que, para melhorar o transporte de cargas, é necessário desenvolver políticas públicas de trânsito adequadas, investir em sinalização e fiscalização, além de transformar as vias em espaços compatíveis com as necessidades da população.
Dessa forma, centros urbanos como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Curitiba (alguns dos municípios pesquisados pela CNT), poderão ter suas mercadorias coletadas e entregues com mais rapidez e eficiência, reduzindo, ainda, os custos tanto para as transportadoras quanto para os consumidores e vendedores.
Mesmo com as dificuldades estruturais dos centros urbanos, a Vitlog procura sempre oferecer o melhor do serviço de transporte de cargas, atendendo aos clientes de maneira eficiente e transparente.
Conheça mais sobre a nossa atuação e transporte conosco!
Leia mais notícias