Nosso site utiliza Cookies para analisar a forma como o mesmo é utilizado e garantir uma experiência consistente e de qualidade para todos os visitantes. Saiba mais clicando aqui.
Já utilizado na Argentina e no Uruguai, o padrão de placas veiculares do Mercosul será implementado no Brasil a partir do dia 1º de dezembro de 2018.
Em um primeiro momento, somente os veículos novos (0km), transferidos de município ou propriedade, precisarão realizar a troca de placa obrigatoriamente, enquanto os veículos já emplacados podem circular com o modelo anterior, desde que não se enquadre nas situações de mudanças descritas.
Inspirado no padrão utilizado pela União Europeia, este modelo tem por objetivo formar um banco de dados único dos países do Mercosul, que auxiliará no controle de fronteiras, circulação de veículos em outros países e localização de carros roubados ou clonados, já que cada placa possuirá um chip de identificação.
O novo padrão de emplacamento conta com algumas diferenças em relação ao sistema nacional atual.
Visualmente, as placas do Mercosul possuem cores diferenciadas para cada tipo de veículo (particular, comercial, oficial, diplomático, etc), mantendo um fundo branco em todas elas.
O que se altera em cada categoria de placa é a cor das letras e dos números, e as margens.
Ainda sobre a nova configuração das placas, a quantidade de letras e números também é modificada, ficando agora com 4 letras e 3 números dispostos aleatoriamente, o que aumenta a quantidade de combinações.
Entre outras modificações, o novo modelo inclui:
Para mais informações e visualização das novas placas clique aqui.
Leia mais notícias